Fizemos uma bancada de madeira para a Cozinha



Desde que compramos o nosso apartamento comecei a buscar inspirações para a cozinha e banheiro. As duas áreas da casa que precisariam ser reformadas.

Encontrei várias referências de bancadas de madeira em cozinhas de casas americanas e europeias, mas não achei muito conteúdo – e muito menos empresas – que oferecessem esse tipo de serviço aqui no Brasil. Mesmo assim, fui salvando inspirações no Pinterest e sonhando com o projeto.

Liguei para várias marcenarias da minha região aqui no interior de São Paulo mas não encontrei nenhuma que já tivesse feito esse serviço - bancadas de madeira em cozinha.


Então decidimos fazer este trabalho por conta própria e assumir os riscos (embora o trabalho pesado tenha ficado por conta do meu marido!).

Minha contribuição foi compartilhar com ele os pins salvos e localizar um fornecedor de madeira maciça próximo de nós.

Optamos pela tábua de madeira Teca de 2,5 cm de espessura. Consideramos também a madeira Pinus, que também é bonita, mas acabamos escolhendo a Teca por ser menos porosa e mais resistente.

A madeireira cortou as tábuas nas dimensões exatas da bancada, mas os recortes para o fogão, pia e lixeira foram feitos pelo meu marido com uma serra tico-tico.

O preço também nos agradou. Saiu bem mais em conta do que mandar fazer uma bancada de granito natural ou artificial nas medidas que precisávamos. Outro ponto super positivo dessa opção.

Depois dos recortes feitos, partimos para o acabamento e o preparo na madeira. Afinal, a bancada da cozinha é um local que constantemente precisa ser limpo e precisa resistir à umidade. 

Para proteger a madeira, escolhemos o Verniz Marítimo Fosco da Suvinil. O acabamento fosco é mais discreto e reduz o reflexo da luz, conferindo à madeira um aspecto mais natural.

Foi preciso lixar a madeira e aplicar várias camadas do verniz - cinco aplicações, reforçando a aplicação na área molhada da pia. É preciso esperar o verniz secar completamente antes de aplicar a próxima camada. 

Depois que os móveis planejados foram instalados, posicionamos a bancada diretamente sobre eles. Os móveis foram fixados na parede, garantindo a segurança e estabilidade da bancada.


É preciso tomar alguns cuidados essenciais para preservar a bancada de madeira:


- Evitar deixar líquidos como sucos ou vinho sobre a superfície por longos períodos, pois podem causar manchas;
- Não cortar alimentos diretamente na bancada, mas usar sempre uma tábua própria para isso;
- Reaplicar o verniz marítimo fosco anualmente para garantir proteção e durabilidade.

Estamos morando no apartamento há 3 meses, e o uso diário da bancada tem sido um verdadeiro prazer. O conforto e o visual rústico mas gracioso que ela proporciona tornaram todo o esforço recompensador.

O resultado superou nossas expectativas! A bancada ficou linda – até melhor do que eu imaginava.

Comentários

Mensagens populares