Devocional Diário: Comece com o Básico

Devocional Diário. Iniciar a prática do devocional diário requer muito poucos recursos. Recomendo começar pelo básico: apenas a Bíblia. Sim, apenas ela. Esse momento de conexão com Deus é essencial para nossa alma, e podemos nos aproximar dele com simplicidade e humildade. 

Ele nos aceita como estamos. Afinal, somos dele e viemos por meio dele.

"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele. Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem."
– Atos 17:28

Como diz o texto, Deus não é semelhante a esculturas de ouro, prata ou pedra. Ele não foi criado pela arte ou imaginação humana. Ele é real.

"O teu trono está firme desde a antiguidade; tu existes desde a eternidade."
– Salmo 93:2

Por ser magnífico, grandioso e o Criador de todas as coisas, nossa alma anseia por conhecê-lo mais profundamente.

"Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará. Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém."
– Salmo 63:1-11

Ter um relacionamento com Deus é fundamental. Somos pecadores e necessitamos da remissão que só encontramos nele, por meio de Jesus.

"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração."
– Tiago 4:8

Comece seu devocional diário com a Bíblia, a Palavra de Deus. 

Simples assim. No início, não é necessário usar Bíblias de Estudo, livros de apoio, canetas coloridas, música de fundo ou velas acesas.

Esses elementos podem enriquecer a experiência de ler a Palavra, mas no dia a dia, menos é mais. Relacionar-se com o Senhor não precisa ser complicado.

Em algumas fases da vida, como durante a maternidade, pode ser difícil dedicar um momento ideal e tranquilo, ou mesmo vários minutos com a Bíblia. Nesses períodos, é possível ajustar a rotina: ler um único versículo e meditá-lo ao longo do dia, por exemplo.

Como começar?

  1. Tenha a Bíblia. A minha é esta. Gosto bastante pois a letra é grande e fácil de ler. É uma Bíblia mais robusta, para ler em casa.
  2. Leia um capítulo por dia, dedicando tempo para refletir sobre a Palavra de Deus. Se preferir, destaque os versículos que mais chamaram sua atenção e registre o que você aprendeu sobre Deus por meio dessa leitura.
  3. Faça uma oração simples, mas intencional, pedindo a Deus que transforme sua mente por meio do que leu e que lhe revele mais sobre quem Ele é.

Pode ser interessante e mais simples iniciar a leitura pelos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e o Novo Testamento. Ler a Palavra não é sobre nós, mas sobre conhecer o Deus que criou todas as coisas.

Que possamos ter ouvidos atentos para ouvir o Senhor, compreender o que Ele quer nos ensinar e reconhecer como Ele deseja se revelar a nós por meio de Sua Palavra.

Comentários

Mensagens populares